domingo, 29 de abril de 2012

sábado, 28 de abril de 2012

Portugal em crise no séc. XXI em gráficos

Portugal em Crise no Século XXI - Os gráficos da crise

Geografia dos bilionários

Cartogram map showing the global distribution of where billionaires live. Those countries with ten or more billionaires in residence have been labeled. Click on image for larger map.

Onde vivem os bilionários?

Map of Where Billionaires Live. Source: Forbes, March 2012. Click on image for larger map.

Onde é que vivem os bilionários a residir nos EUA?

Cartogram map showing the number of billionaires in residence by state within the United States. Click on image for a larger map.


Ler mais aqui

Aprender a aprender

Geografia Humana: Modelos e Teorias

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mudanças na dieta dos chineses




We can learn a lot from examining the way China's diet has changed in the last 20 years -- as well as its required efficiencies and the agriculture that supports it.

China: um dos maiores mercados para a indústria automóvel


China is now the world's largest car market, and a crucial one for Detroit companies. Chinese consumers bought 18.5 million vehicles last year, and foreigners, especially Americans, have played a key role in developing the industry.

Pordata Municípios


Novos dados estatísticos sobre os Municípios e Regiões de Portugal em breve na PORDATA. Antecipe a sua chegada e veja o filme.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Situação meteorológica


A partir da próxima 4ª feira, dia 25 de abril, o tempo invernal voltará a afectar todo o país, por acção de uma frente fria proveniente do Atlântico. As condições de instabilidade atmosférica deverão manter-se durante vários dias, devido à acção de uma depressão situada entre os Açores e o continente.
Acompanhamento da situação no fórum:


Metro no Japão


SEM COMENTÁRIOS

A Europa de acordo com o futuro, 2022



Cartografia até às unhas


I found this on pinterest (where else?) and decided to share the cartographic love. 

1. Paint your nails white/cream
2. Soak nails in alcohol for five minutes
3. Press nails to map and hold
4. Paint with clear protectant immediately after it dries. 

This also works with newspaper, etc!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Riqueza e pobreza em África - interactivo

Mapas de vários indicadores como por ex. o PNB per capita (2010), o Índice de Gini, a % de população que vive com menos de $1.25 dólares por dia, ..., para os países africanos. Este recurso interactivo (clique em cada um dos países) foi produzido pelo The Guardian com dados de várias instituições mundiais de grande credibilidade. Aqui.


% de crescimento do PNB, 2010

domingo, 22 de abril de 2012

É na Terra não é na Lua...


 O retrato que Gonçalo Tocha faz da pequena ilha do Corvo convenceu o júri do Buenos Aires – Festival Internacional de Cinema Independente (BAFICI), de onde o documentário É na Terra Não é na Lua, do realizador português, saiu vencedor este sábado na categoria de Cinema do Futuro.

Depois de uma menção especial no Festival de Locarno e da consagração nacional no DocLisboa, em Outubro, o reconhecimento do longa-metragem na 14.ª edição do festival argentino acontece numa altura em que o filme tem assegurada a exibição em dezenas de festivais internacionais.

Segundo o site do festival, para o vencedor da secção Cinema do Futuro, da categoria Direitos Humanos, o canal I.Sat oferece “15 mil dólares [cerca de 11,3 mil euros] pela compra dos direitos para TV e pelo prémio de incentivo ao realizador”.

Na mesma categoria na qual É na Terra Não é na Lua foi distinguido, recebeu uma menção Ok, Enough, Goodbye, o primeiro filme da libanesa Rania Attieh e do norte-americano Daniel García.

Na Selecção Oficial Internacional do BAFICI, o prémio de melhor filme foi atribuído a Policeman, do israelita Nadav Lapid, que venceu ainda o prémio de melhor realizador.

Germania, do argentino Maximiliano Schonfeld, recebeu o palmarés Especial do Júri. Na Competição Internacional, a distinção de melhor filme argentino foi para La araña vampiro, de Gabriel Medina.

Gonçalo Tocha esteve em Janeiro em Nova Iorque a mostrar É na Terra Não é na Lua, filme-ensaio que começou a rodar em 2007, quando seguiu para a mais pequena ilha açoriana com um operador de câmara e um técnico de som para descobrir aquele pedaço de terra, onde só terminaria as filmagens em 2009.

O documentário é a segunda longa-metragem de Gonçalo Tocha – e a primeira com estreia comercial em Portugal, meses depois da atribuição do prémio máximo do DocLisboa 2011, no qual o cineasta foi o grande vencedor.

Para além de realizador, Gonçalo Tocha é conhecido pelos telediscos para o grupo Deolinda e pelo auto-intitulado “Cantor Romântico Abandonado”, o seu “alter-ego” Gonçalo Gonçalves.



Twitter para professores e estudantes de Geografia

Islândia: o interior de um vulcão


ÁGUA: os desafios para o século XXI



Browse more infographics.


O shale gás em Portugal


O shale gás em Portugal (SIC Notícias 2012. Programa Falar Global)
Programa emitido em 04/02/2012

ENTREVISTA A ANTÓNIO COSTA E SILVA PRESIDENTE DA PARTEX

Portugal tem reservas de energia que podem resolver a sua dependência do petróleo convencional. Trata-se do Shale Gas. 

Este tipo de gás está a ganhar terreno nos Estados Unidos e sabe-se que Portugal também pode ter condições para explorar este recurso que se apresenta agora como uma alternativa energética consistente.

Avanços tecnológicos recentes permitiram ultrapassar uma série de barreiras que tornavam a extracção do shale gás financeiramente viável. 

O shale gás encontra-se a grandes profundidades, entre os 600 e os 3000 metros. As formações deste gás prolongam-se por vários quilómetros de extensão e a única forma de acompanhar essas camadas de subsolo é através da perfuração horizontal, uma técnica que é complementada pela fraturação hidráulica que consiste na "estimulação do reservatório através da injeção de água a grande pressão, químicos e areia para criar porosidade e impermeabilidade artificialmente", explica Diogo Rosa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

O shale gás em Portugal está presente no Bombarral, Cadaval e Alenquer

Os Estados Unidos da América são o maior produtor mundial de shale gás. As estimativas indicam que as reservas deste gás na América do Norte têm capacidade para abastecer os EUA e o Canadá nos próximos 45 anos.Os olhos viram-se agora para Europa e Portugal faz parte da lista de países com formação de shale gás. De acordo com os estudos realizados em território nacional, "a formação da Brenha será a formação com mais interesse para o shale gás, portanto, esta formação está presente nos conselhos de Bombarral, Cadaval, Alenquer, logo, aí será o local onde poderá haver mais potencial", acrescenta Diogo Rosa.

O shale gás é um recurso não convencional que está entre 600 a três mil metros de profundidade.

Vantagens da exploração de shale gás

Em termos de consumo o shale gás é um recurso mais barato e menos poluente, ainda assim, para os especialistas, a exploração deste gás levanta questões quanto às consequências para o meio ambiente, nomeadamente para contaminação das reservas de água potável existentes nos lençóis freáticos.

Na Europa este mercado está a crescer e para além de Portugal há registo de potenciais reservas na Eslováquia, Ucrânia e França. A Polónia e a Alemanha já iniciaram alguns projetos de exploração.



***
O SHALE GÁS (OU GÁS DE XISTO):

Gás de xisto é o gás natural produzido a partir de xisto . Gás de xisto tornou-se uma fonte cada vez mais importante de gás natural nos Estados Unidos durante a década passada.

Espera-se que o gás de xisto possa tornar-se metade da produção de gás natural na América do Norte até 2020. 

Espera-se que o gás de xisto possa expandir a produção de energia em todo o mundo e ser contraponto à influência da Rússia e dos países do Golfo Pérsico na definição dos preços do gás que exportam para a Europa.

Espera-se que o gás de xisto reduza as emissões de gases de efeito estufa. Porque considera-se que a extração do gás de xisto pode resultar numa redução da emissão dos gases de efeito estufa por comparação com o gás natural convencional.

Os riscos do gás de xisto são as suas taxas de fuga, implausivelmente altas e, também, a subavaliação do potencial de aquecimento global do metano. 

Alguns estudos recentes apontam para altas taxas de declínio de alguns poços de gás de xisto como uma indicação de que a produção de gás de xisto pode vir a ser muito menor do que o actualmente previsto.


Dia da Terra 2012



quinta-feira, 19 de abril de 2012

Mapas com efeitos aguarela e toner

É só digitar uma localização... AQUI




Mapas ilustrados da cipriota Abi Daker

Os mapas ilustrados, as perspectivas aéreas e as ilustrações urbanas panorâmicas da cipriota Abi Daker. Aqui. Portofolio.


Rio Tamisa


Nova Iorque


terça-feira, 17 de abril de 2012

10 razões para estudar Geografia



segunda-feira, 16 de abril de 2012

Documentário: Ouro Azul - As Guerras Mundiais pela Água

Aquecimento global

Densidade populacional a nível mundial - interactivo

Neste recurso podemos visualizar de uma forma interactiva as áreas do planeta com 5 a 500 ou mais habitantes por Km quadrado. Basta fazer correr o controlo deslizante em cima. O mapa em baixo mostra-nos as áreas da Terra com 15 ou + habitantes por Km quadrado. Aqui



sábado, 14 de abril de 2012

Como é que os iPads são feitos?

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Nascido para viver - documentário


Um importante documentário para podermos compreender a autêntica revolução que o país operou nas últimas décadas no domínio da mortalidade infantil. Hoje temos um dos melhores indicadores de mortalidade infantil de todo o Mundo. Parabéns a todos os que contribuíram para este feito notável.

Este documentário foi feito com base num estudo da Fundação sobre mortalidade infantil, da autoria de Xavier Barreto e José Pedro Correia, com a coordenação de José Mendes Ribeiro. Foi realizado por Joana Pontes, com produção de Patrícia Faria e montagem de Rui Branquinho.

Há 50 anos, Portugal era o país da Europa com a mais alta taxa de mortalidade. Em 1960, morriam cerca de 77 crianças por cada mil que nasciam.

Em 2010, esse número foi de apenas 3 mortes por cada mil nascimentos. Em 50 anos, Portugal foi um dos Países que mais rapidamente diminuiu a sua Taxa de Mortalidade Infantil, sendo actualmente uma das melhores do mundo. A mortalidade materna quase desapareceu.

Como chegámos até aqui? O que foi preciso mudar para estarmos hoje ao lado dos países mais desenvolvidos? Nascido para viver é um filme que fala deste caminho.

FICHA TÉCNICA

Realização Joana Pontes | Autoria e entrevistas Xavier Barreto, José Pedro Correia | Coordenação de projecto FFMS José Mendes Ribeiro | Produção Patrícia Faria | Pesquisa Maria João Torgal | Miguel Miguel Sales Lopes | Som Armanda Carvalho, Marco Leão, Raquel Jacinto | Montagem Joana Pontes, Rui Branquinho | Misturas João Ganho / O Ganho do Som | Genérico Irma Lúcia Efeitos Especiais | Ilustrações originais do genérico Mário Neves, Direcção-Geral de Saúde, 1956 | Imagens de Arquivo RTP | Locução Pedro Ramos | Tradução Melinda Eltenton | Banda sonora original Rodrigo Leão | Misturas BSO Rodrigo Leão, Tiago Lopes | Acordeão Celina da Piedade



Índice de Exploração de Água na Europa


DHAKA, Bangladesh: a megacidade no mundo com crescimento mais rápido

Pirâmides etárias dos países do mundo

Um sitio da Internet em que é possível visualizar de forma interactiva as pirâmides etárias de diversos países do mundo, incluindo Portugal, desde 1950 até 2050. A origem dos dados é da Population Division of the Department of Economic and Social Affairs of the United Nations Secretariat, World Population Prospects: The 2008 Revision. 


quarta-feira, 11 de abril de 2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Relatório sobre a Felicidade Mundial: O PIB não mede a felicidade


Faltam apenas dois meses para a conferência Rio+20 e as Nações Unidas chamam a atenção para um tema que será discutido no programa: a substituição do PIB (Produto Interno Bruto) por outra medida de sucesso de um país.

Recentemente o Instituto da Terra da Universidade da Columbia publicou o relatório Felicidade Mundial para a Conferência das Nações Unidas sobre Felicidade. Este relatório constitui um forte argumento que há muito mais fatores que contribuem para a felicidade de uma nação do que o estado da economia. Neste documento é sublinhada a importância da felicidade e da ausência de miséria e que estes deveriam ser novos critérios para as políticas dos governos.

Ban Ki-moon, o secretário-geral das Nações Unidas declarou: “O Produto Interno Bruto há muito que tem sido o critério pelo qual foram medidas as economias e os políticos. No entanto, não tem em consideração os custos sociais e ambientais do chamado progresso. Precisamos de um novo paradigma económico que reconheça a paridade entre os três pilares do desenvolvimento sustentável. O bem-estar social, económico e ambiental são indivisíveis. Juntos definem a Felicidade Global Bruta.”

Este não é o primeiro estudo que chega a esta conclusão. Há muito tempo que se investiga e discute a possibilidade de substituir o PIB por outra medida de felicidade e desenvolvimento de um país. Há anos que é demonstrado que quando as necessidades básicas como vestuário, habitação, alimentação e um pouco de lazer são satisfeitas, maiores rendimentos não correspondem diretamente a maior felicidade e satisfação com a vida.

Não é apenas riqueza que torna as pessoas felizes. A liberdade política, comunidades fortes e ausência de corrupção quando combinadas são mais importantes do que o rendimento, na explicação das diferenças de bem-estar entre os países mais e menos felizes. A nível individual, uma boa saúde física e mental, as pessoas que nos apoiam, a segurança no trabalho e famílias estáveis são cruciais.

Este relatório mostra que sempre que a felicidade é medida por quão felizes estão as pessoas com as suas vidas então:

- Os países mais felizes tendem a ser os mais ricos. Mas mais importante para a felicidade do que o rendimento são fatores sociais como a força do apoio social, a ausência de corrupção e o grau de liberdade pessoal. 
- À medida que os padrões de vida aumentaram, a felicidade aumentou apenas nalguns países. Em média, o mundo tornou-se um pouco mais feliz nos últimos 30 anos. 
- O desemprego causa tanta infelicidade como o luto ou separação. No trabalho, a estabilidade e boas relações fazem mais pela satisfação com o emprego do que um ordenado alto e horário favorável. 
- O bom comportamento torna as pessoas mais felizes.
- A saúde mental é o principal fator isolado que afeta a felicidade em qualquer país. Contudo, nos países desenvolvidos apenas um quarto dos doentes mentais recebem tratamento para a sua condição e nos países mais pobres os números ainda são mais baixos. 
- Uma vida familiar estável e casamentos duradouros são importantes para a felicidade dos pais e das crianças. 
- Nos países desenvolvidos, as mulheres são mais felizes do que os homens. 
- A felicidade é mais baixa na meia-idade.

O relatório sublinha que “a lógica dos economistas ocidentais do cada vez mais alto Produto Nacional Bruto está construído sobre uma visão da humanidade em completo desacordo com o conhecimento dos sábios, a investigação dos psicólogos (...) O economista assume que os indivíduos são decisores racionais, que sabem o que querem e como obtê-lo ou chegar o mais perto possível disso dado o seu orçamento. Os indivíduos importam-se em grande parte com o seu prazer especialmente através do seu consumo. (…) Cada vez mais entendemos que precisamos de um modelo de humanidade muito diferente."

Os países mais felizes do mundo estão no norte da Europa (Dinamarca, Noruega, Filândia e Holanda). Alcançam uma pontuação de 7.6 numa escala de 0 a 10. As populações mais infelizes habitam na África Subsariana (Togo, Benin, República Centro Africana e Serra Leoa) com uma pontuação média de 3.4.

Poderá aceder ao relatório completo aqui.

Fonte: 

Onde é que os norte-americanos gastam o seu rendimento?

Como é que um norte-americano gasta o seu rendimento? E como é que esses gastos têm mudado com o passar dos anos? Da npr aqui. Ver também: What America Sells To The World and What America Does For Work.




Lagos e oceanos



Documentário sobre o património geológico de Portugal e o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável

Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca, na Grande Área Metropolitana do Porto, à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida. 

Qual a importância das geociências? 
No fundo, o conhecimento da litosfera, o «mundo das pedras», é tão importante e interessante quanto o da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera. Todas estas «esferas» estão interligadas. A vida não seria possível sem essa relação que as Ciências da Terra estabelecem de uma forma holística, global. 

GeoPortugal é um documentário escrito por Ivo Costa, com imagem de Tiago Mendes e Sérgio Morgado com edição de Marco Miranda e realização de Arminda Sousa Deusdado.


Estufas hidropónicas em Nova Iorque


Evolução da Lua

domingo, 8 de abril de 2012

Distância-tempo

sábado, 7 de abril de 2012

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tornados no Texas em 3D

Mina de carvão na India


A labourer works at the Mahanadi coal fields at Dera, near Talcher town in the eastern Indian state of Orissa March 28, 2012. India sits on the world's fifth-largest coal reserves, and produces the most after China and the United States. Picture taken March 28, 2012. REUTERS/Rupak De Chowdhuri

101 ferramentas web 2.0 para professores

101 Web 2.0 Tools for Teachers You Should Know About

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Radares e informação de tráfego

Num mapa detalhado, os vários radares de trânsito, assim como outra informação útil, desde os locais onde se podem recarregar veículos eléctricos a pontos de risco onde a nossa atenção deve ser redobrada. Aqui.


Estado de tempo... diferente!

Para conhecer a previsão do estado de tempo para hoje ou para os próximos dias esta página web dá-nos uma alternativa rage...